8/17/2008

Ressaca

Ontem o FCP perdeu mais uma Supertaça. A segunda em dois anos. O último a vencer foi Rui Barros, poucos dias antes de Jesualdo assumir o controlo da equipa.

Como aconteceu o ano passado, perdemos contra o Sporting novamente. E bem. Foram melhores e quando isso acontece temos que dar os parabéns a quem merece.

Não vou comentar o jogo, apenas falar sobre o momento actual do clube:

Ponto 1 - Ricardo Quaresma: Alguém já entendeu o que se passa com o jogador? Não jogou na pré-época (ou quase), ontem nem sequer no banco estava. Eu ouvi dizer que ele tinha sido comprado pelo Jorge Mendes. Isto faz todo o sentido, senão vejamos, ele não joga, mesmo estando em condições para o fazer, continuando a treinar com o restante plantel, e portanto daqui só posso concluir que alguém não quer que ele se magoe (para não inviabilizar uma futura transferência ainda neste mercado de transferências). O valor da compra do empresário, pelo que ouvi dizer, rondava os 30 milhões de euros. Vamos ver...

Ponto 2 - Jesualdo Ferreira: o treinador "temporário", solução encontrada para substituir o Adriaanse (na altura pareceu-me talvez a melhor opção, das disponíveis), perdeu mais uma final. Em 9 títulos possíveis (ou 7, se excluir a Champions) venceu apenas 2. Dois campeonatos, um deles de forma muito tranquila, embora se possa questionar se os muitos pontos de avanço foram APENAS mérito do FCP ou também houve demérito dos restantes. Mas parece-me que uma taxa de vitória a rondar os 22% (ou 29%) é muito pouco para um clube como o FCP. E para quem diz que no FCP só se pode vencer, então algo está mal.
Este ano verificou-se a saída do seu adjunto Carlos Azenha, e que não tardou a fazer efeitos na equipa: alguma confusão no sistema táctico alternativo e pouca consistência no habitual 4x3x3. Parece-me que a opção temporária "Jesualdo Ferreira" já não é válida, após o seu primeiro ano (onde como disse, achei que tinha sido a melhor escolha), ou até mesmo o segundo, dando o benefício da dúvida que mereceu. Agora, parece-me que este ano já não seria o ano para a sua continuidade. Mas agora já é tarde e como diziam os antigos: "É pior a emenda que o soneto".

Ponto 3 - Os reforços: O Porto comprou em quantidade este Verão. Foram 7 os novos reforços: Sapunaru, Benítez, Rolando, Guarín, Tomas Costa, Rodríguez e Hulk (3 defesas, 3 médios e 1 avançado). Do onze habitual da época passada saíram Bosingwa e Paulo Assunção (1 lateral e 1 médio). Bosingwa era um lateral muito ofensivo que apresentava uma eficácia também elevada na defesa e para o seu lugar veio Sapunaru, defesa direito (lateral? Não.) que também pode jogar a central. Poucas vezes aparece no ataque, algo que faz falta... Lembram-se que o FCP praticamente jogava sem extremo direito? Tarik muitas vezes aparecia ao lado do Lisandro para finalizar. Pois bem, se se lembram, então guardem bem a recordação. Benítez, defesa esquerdo. Mais um esquerdino sem qualidade para jogar na defesa do FCP. Não ataca, limitando-se a defender. Se pudéssemos jogar com 12, era só colocar o Benítez e o Lino lado a lado: um atacava, o outro defendia. Solução mais viável? Fucile a titular na esquerda, onde fez grandes jogos. Paulo Assunção (PA), aka "O Pêndulo", era ele quem dava o equilíbrio necessário à defesa do FCP e a liberdade suficiente para o Lucho jogar sem preocupações. Quem fomos contratar? Ninguém. Apareceu Fernando (contratado na última temporada e emprestado ao Estrela), que de facto tem uma forma de jogar bastante parecida com a do PA, faltando-lhe apenas uma "coisita": experiência. Guarín e Tomas Costa são médios que jogam mais à frente, por exemplo na posição ocupada pelo Rául Meireles. Rodríguez promete, e valeu sem dúvida o dinheiro investido nele. Hulk tem garra, vontade e potencial. Esperar para ver se é aproveitado.

E acho que é só isto. Vamos rezar para que o Porto melhore e muito nos próximos jogos, e que para variar, vença uma ou outra competição além do campeonato. Se não for pedir muito...

No próximo domingo é o primeiro jogo da Liga Sagres (que nome tão adequado... Uma cerveja tão fraca para um campeonato com a mesma qualidade), frente ao Belenenses, no Estádio do Dragão.

0 comentário(s) - Comente!:

  © Blogger template 'A Click Apart' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP